CORTE COM JATO DE ÁGUA

O corte com jato de água puro e com jato abrasivo é efetuado atualmente por sistemas totalmente automatizados tipo CAD/CAM. O sistema usado é o Modelo 2652A da OMAX, que foi adquirido com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, constituindo o Módulo de Jato Abrasivo da EPUSP[2].

O sistema consta de uma bomba de ultra-alta pressão, uma mesa XY para suporte do material alvo de corte e movimentação do bocal e um sistema de controle constituído de um computador. A bomba de alta pressão do modelo acima é de 30 KW (20HP), e fornece uma pressão da água da ordem de 290 MPa (42.000 psi). A mesa XY é dotada de um grande tanque de água para coleta dos detritos gerados no corte dos materiais sendo retangular e têm uma área útil de corte de 665,6 mm (26 polegadas) por 1.331,2 mm (52 polegadas) donde provem os números do modelo. Existem sobre a mesa, dois cursores orientados por deslocamentos de precisão através de duas guias. Na extremidade do cursor X está preso o bocal cujo trajeto pode ser feito para qualquer parte da área de corte. O sistema de controle é realizado através de computador, onde um desenho em CAD (Desenho com Auxílio de Computador arquivo de terminação .dxf) após convenientemente ordenado, é executado por CAM (Manufatura auxiliada por computador) no sistema. Em síntese, o desenho é feito na tela, e o computador o corta através de um "plotter". Como inicialmente referido o corte pode ser feito com jato de água pura, ou com jato de água abrasivo. Existem para isso dois bocais distintos que são o de água pura, e o de água com abrasivos. As figuras 1a e 1b mostram estes esquemas.


No bocal de água pura Figura 1a), a saída da água ocorre através de um orifício em jóia (rubi ou safira), cujo diâmetro está entre 0,3556 mm (0,014 polegada) e 0,254 mm (0,010 de polegada), a qual está localizada na extremidade do bocal.
No bocal de injeção (Figura 1b) a jóia está alojada mais acima, tendo associado um tubo de mistura ou de foco.
A câmara de mistura é constituída pelo tubo de foco, que possui uma entrada cônica e por um espaço adicional. Através da câmara de mistura é que se dá a entrada do abrasivo. O líquido gerado no orifício da jóia possui uma velocidade de aproximadamente 3 vezes a do som (cerca de 800 m/s) e passa pelo centro do tubo de mistura sugando o abrasivo. Tal mistura é direcionada no tubo antes de atingir o material alvo a ser cortado (vide Figura 1b).
O abrasivo normalmente empregado nestes sistemas é um mineral chamado granada. No presente estudo foi empregada a granada importada da Flow de 80# cujas características tecnológicas podem ser encontradas em artigo divulgado em 2000 em evento na Grécia[3].

O jato de água com abrasivo corta todos os metais como: aço, aço inoxidável, aço carbono, aço temperado, alumínio, ligas de níquel, titânio, latão, metais não ferrosos. Além de metais, corta também: mármore, granito, vidro, cerâmica, azulejo, compósitos, materiais laminados e quaisquer outros materiais de alto índice de dureza e grandes espessuras.

Assim, é possível efetuar o corte de praticamente qualquer material com até 170 mm de espessura (ou mais, dependendo do equipamento) em uma única operação, com qualidade de bordas, sem necessidade de acabamento posterior.

O corte com jato de água, pura ou com abrasivo, é um processo a frio e corta por erosão, com alta precisão e qualidade de acabamento.

Abaixo estão algumas peças cortadas com o sistema Jato de Água.






Titânio










Cobre












Material Misto












Polímeros











Aço






Fonte: http://www.lgvcortelaser.com.br/servicos.htm#cortejatoagua

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial